Divinut Indústria de Nozes Ltda

Divinut - A mais pura pecã

O início da nossa jornada

Para os antigos gregos, a nogueira era ligada ao dom da profecia e à fertilidade... E assim nasce, cresce e frutifica uma história de sucesso do cultivo de noz-pecã que continua ganhando vida em solo cachoeirense.

Em 17 de julho de 2000, surge, em Cachoeira do Sul/RS, a Divinut Indústria de Nozes LTDA, uma empresa do ramo alimentício na produção de nozes-pecã. Com uma proposta inovadora para sua cidade - e sem nunca se mudar daqui - a Divinut enxergou o potencial produtivo da nossa terra e fixou-se por aqui mesmo, através da visão de Marúcia e Edson Ortiz. Este casal, ele biólogo e ela bacharel em Direito, instalou a primeira sede da empresa na Rua Marcílio Dias, nº1511, Bairro Santa Helena. Como uma muda, que começa pequena e vai crescendo até o ponto em que deve ser transferida para uma área maior, para poder desenvolver-se forte e saudável, a Divinut se instalou, posteriormente, à margem da BR-153, aumentando seu espaço de 2.200m², na Rua Marcílio Dias, para 31.500m² (sendo 1.500m² de área construída para a indústria e 30.000m² para o pomar de nogueiras-pecã, estufas para a produção de mudas e, também, para o sistema de irrigação) em sua sede atual.

A Divinut surgiu dentro da Universidade Sebrae de Negócios - USEN, em Porto Alegre, onde Marúcia e Edson elaboraram o plano de negócios da empresa como trabalho de conclusão de curso. Posteriormente, este projeto foi tirado do papel e implementado como um empreendimento real e autêntico, tornando-se a Divinut Indústria de Nozes LTDA, sempre seguindo todas as normas de cultivo e beneficiamento, alto padrão de qualidade, e diversas outras questões que tornaram a Divinut uma das maiores produtoras de noz-pecã do Brasil.

O sistema Divinut de ser

Partindo do princípio em que desenvolvemos um sistema onde formamos parcerias com produtores de nozes-pecã - tanto os grandes quanto os pequenos produtores -, nos tornamos pioneiros no desenvolvimento deste método. Ganha o produtor, ganha a Divinut.
Este método produtivo, chamado Sistema Divinut de Produção (SDP), trata-se do manejo de mudas com base agrossilvipastoril, adequado também à realidade dos pequenos agricultores familiares, ou seja, com baixa mecanização e baixo uso de insumos, além de um alto valor econômico, social e ambiental.

Produção de mudas de nogueiras - Mais uma especialidade da Divinut

Persistência... um nome inspirador.

Uma pequena semente, em meio a 1.200.000 unidades, foi plantada em um viveiro no distrito de Três Vendas (Cachoeira do Sul). De várias tentativas e, infelizmente, sem o sucesso esperado, devido ao alto número de mudas minguadas ou que não vingaram e sementes que sequer brotaram, Persistência foi a única muda sobrevivente. Nasceu de uma iniciativa corajosa, a partir da técnica de raiz nua, onde foi a única planta que atendeu aos padrões de qualidade de muda enxertada. Ganhou este nome não somente por ter sobrevivido e atendido à qualidade esperada, mas sim pelas diversas vezes em que teve de ser transferida de local.

Na primeira transferência, foi colocada em um saco plástico pequeno. Depois, foi colocada em um saco maior, reafirmando mais uma vez o porquê de seu nome. Mas Persistência não se entregou às adversidades e novamente foi transferida, pois estava crescendo. Isso aconteceu em 2007, quando foi plantada na pequena ilha de um lago feito para um espaço paisagístico, na entrada da atual sede da Divinut. Mas a ilha também acabou ficando pequena demais para Persistência e, de novo, a nogueira teve de ser transferida. Agora Persistência é oficialmente a recepcionista que dá boas-vindas e saúda a todos que entram nas terras da Divinut ou passam pela BR-153. Seu espaço agora é em frente ao portão da Divinut, onde já frutifica e vive forte e sadia, sempre recebendo nossos amigos e parceiros, convidando para visitar a nossa sede, oferecendo uma sombra agradável e instigando aqueles que nos visitam e conhecem a sua história a refletir sobre a própria vida.

Da experiência vem a excelência

Após a experiência com nossa primeira muda (seguindo o exemplo da Persistência) e com a nossa obstinação em oferecer mudas de qualidade a quem, assim como nós, valoriza tanto esta espécie de nogueira, nos tornamos excelentes também no cultivo desta planta. As mudas produzidas pela Divinut têm alto padrão de qualidade, vigor e rentabilidade para o produtor de noz-pecã.

Possuímos, hoje em dia, mais de 400 mil mudas de nogueiras, em todas as fases de crescimento, acomodadas em canteiros sombreados e em estufas com um excelente sistema de fertirrigação e adubação foliar. Atualmente, já ultrapassamos a marca dos 2.000 pomares que cresceram e começaram a frutificar, apontando um cenário com abundância de nozes para serem descascadas e processadas para atender, inicialmente, o mercado interno e, na sequência, o mercado internacional, com demandas que ainda não podem ser atendidas com o volume atual de produção.

Tecnologia e processos

O beneficiamento das nozes-pecã da Divinut foi desenvolvido com base nos conceitos americanos, porém, com tecnologia e construção próprias. Para isso, foram fabricadas máquinas para descascamento e seleção das nozes. Com elevado padrão de limpeza no manuseio e armazenamento das nozes-pecã, a produção acontece durante o ano inteiro. Além disso, todo o sistema industrial da Divinut é adequado aos padrões exigidos para a certificação Kosher (conjunto de regras judaicas para a industrialização de alimentos). Somos a única produtora de nozes certificada pela Brazilian Kosher Autority (BKA).

As equipes da mão de obra industrial e a equipe responsável pelo viveiro foram treinadas pela própria Divinut quando nenhum profissional era formado. Hoje, as empresas que se inspiram no trabalho feito por nós e seguem nossos passos já podem contar com conhecimento básico, mão de obra treinada e demanda gerada, pois foi feito todo um trabalho focado em despertar o interesse pela noz-pecã com palestras em mais de 120 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de muitas participações em feiras, dias de campo, publicidades na mídia televisiva, radialista e impressa, atendimentos a visitantes e parceiros na sede da Divinut, sempre recebidos com muito carinho pela nossa equipe.

Papel social e educacional da Divinut

Por ser uma empresa cachoeirense, temos um compromisso com a nossa terra natal e com os nossos conterrâneos. Muitas são as escolas técnicas, universidades, projetos e iniciativas apoiadas pela Divinut. Seja na implantação de plantios didáticos e para pesquisa, com repasse de tecnologia, aporte de materiais, reagentes e outros itens necessários para pesquisas em laboratório, acreditamos na educação como uma forma de aprimorar a capacitação dos profissionais da nossa cidade e de promover um futuro próspero para Cachoeira do Sul. Abrimos as portas da Divinut para o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso, monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Mais do que ensinar sobre o cultivo de noz-pecã, temos muito o que aprender com cada pessoa que passa por aqui. Essa é a gestão compartilhada do saber, onde aprendemos e ensinamos com os doutores e agricultores. Todos contribuem, se beneficiam e trocam experiências.

Sistema Divinut de Produção de Nozes-pecã (SDP)

Jingle da Divinut

Galeria

  • Ampliar Imagem
  • Ampliar Imagem
  • Ampliar Imagem
  • Ampliar Imagem
  • Ampliar Imagem
Entre em contato