.

Outubro Rosa: Nozes-pecã na prevenção e combate ao câncer de mama

Alimentar-se de forma adequada é de extrema importância para a sobrevivência do ser humano, pois os componentes dos alimentos fornecem substâncias essenciais para nutrir o corpo e manter suas funções vitais. O corpo humano precisa diariamente de vitaminas, nutrientes e minerais para ser “abastecido”. Por isso, um cardápio equilibrado traz diversos benefícios para o organismo, tanto para o aspecto físico, quanto para o mental e auxilia na prevenção de diversas doenças.

As nozes-pecã são as principais aliadas no combate a doenças crônicas, como redução do colesterol, demências e diversos tipos de câncer, entre eles o de mama. Uma das poucas mudanças que é preciso fazer na dieta para se manter saudável é, na verdade, incluir algumas nozes-pecã nas refeições. Além de conterem dezenas de outros nutrientes e minerais, como ômega 3 e vitamina E que intensificam sua eficácia, o segredo está no ácido oleico.

Ele atua diretamente na membrana celular, modificando sua composição, proporcionando uma redução quase metade da probabilidade de desenvolvimento do câncer de mama. Uma outra pesquisa mostrou que o ácido oleico é responsável por aumentar a eficácia de vários tipos de quimioterapia. A inclusão da oleaginosa na dieta após o diagnóstico da doença se mostrou uma estratégia bem-sucedida, pois diminuíram a velocidade do crescimento de células malignas, impactando no número e no tamanho dos tumores.

É por isso que há mais de 20 anos a Divinut é uma fomentadora do consumo de nozes-pecã, através do incentivo na produção de mudas de nogueira-pecã, além do processamento que contribui para uma alimentação mais saudável e uma atividade mais sustentável.

Fonte: Instituto de Pesquisa para a Saúde Northwestern, Faculdade de Medicina da Universidade Marshall.