Divinut Indústria de Nozes Ltda

Causa para nozes chochas

Data: 18/07/2016
Causa para nozes chochas

Causa para nozes chochas

Autopolinização murcha nozes

 

Tenho uma nogueira-pecã com mais de 25 anos, bonita e frondosa, que se cobre de flores e frutos.

Só que eles ficam desidratados mesmo antes de caírem ao solo. O que pode estar acontecendo?

TINA IAKI | SÃO PAULO (SP)

Várias causas podem causar esse tipo de problema, segundo descreve o técnico agrícola e diretor da Divinut, Edson Ortiz. “A mais comum é a tendência genética de não preenchimento da amêndoa”, diz.

Pragas também podem enfraquecer a planta, que não consegue “encher” as nozes. “Além disso, algumas variedades tendem a florescer mais do que podem sustentar e essa sobrecarga faz com muitas ou a totalidade das nozes fiquem fazias ou chochas”, explica Ortiz. “Entretanto, pelo relato, trata-se de uma árvore isolada, o que evidencia problema de polinização. A nogueira-pecã tem flores masculinas e femininas no mesmo pé, mas são separadas e amadurecem normalmente em períodos diferentes para forçar uma polinização cruzada, que é feita pelo vento”, diz. Segundo ele, é comum problemas produtivos com árvores isoladas, isso porque em alguns casos elas conseguem se polinizar sozinhas. “Quando ocorre a autopolinização é comum haver o abortamento dos frutos e menos massa de amêndoas. E, quando essas nozes germinam, tendem a gerar plantas aclorofiladas, que morrem quando acaba a reserva da semente. Ou seja, a planta faz de tudo para evitar a geração de novas plantas com a mesma característica.”

O especialista recomenda a aplicação de materiais orgânicos que podem ajudar a nutrir a planta o suficiente para encher as nozes. “Se o problema for a genética da variedade, porém, nada resolve, a não ser a substituição da planta”, frisa

Ortiz, que também recomenda o plantio de outras árvores no entorno, para resolver o problema da polinização.

 Edson Ortiz.

Divinut.

E-mail: edson.divinut@gmail.com.


Reportagem do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO
4 a 10 de maio de 2011

Leia também: