Divinut Indústria de Nozes Ltda

Expodireto 2016: tecnologia substitui o uso de inseticidas para o controle das formigas

Data: 11/03/2016
Expodireto 2016: tecnologia substitui o uso de inseticidas para o controle das formigas
O principal problema para os produtores que investem no plantio de florestas comerciais é o controle das formigas, em alguns casos o ataque dos insetos pode até matar a planta. Com a intenção de reduzir os custos de produção e encontrar uma alternativa ao uso de agrotóxicos para não agredir o meio ambiente, o empresário Edson Roberto Ortiz desenvolveu a "Formifita", que está sendo demonstrada na parcela temática das Florestas Comerciais, no Espaço da Emater/RS-Ascar na Expodireto.


Ortiz explica que a "Formifita" é uma fita que funciona como barreira física contra formigas cortadeiras, feita de polietileno com tratamento anti-UV, que permite a durabilidade por até dois anos, e espuma com densidade adequada para não cintar a planta, podendo ser aplicada árvores frutíferas, florestais e plantas ornamentais. "Qualquer formiga que trabalha com rastro de feromônio, aquelas que seguem em fila quando estão se locomovendo, não consegue cruzar uma superfície laminar de baixo para cima, em virtude de um princípio simples, chamado de efeito arandela, que é o que a "Formifita" produz", destaca ele.

A fita é de fácil instalação, sendo fixada por meio de grampos, de acordo com Edson, apenas um trabalhador é capaz de instalar o equipamento em cerca de mil plantas em apenas um dia. "Ela não exige a contratação de mais mão-de-obra, o que somado à durabilidade do material, torna-se uma alternativa mais econômica, já que no tempo médio de duração da fita, que é de um a dois anos dependendo das condições de uso, seria necessário realizar a aplicação de inseticidas diversas vezes", comenta.

A demonstração do uso da "Formifita" pode ser conferida na parcela das Florestas Comercias, no espaço da Emater/RS-Ascar na Expodireto 2016, evento que acontece até esta sexta-feira (11/03), no Parque de Exposições da Cotrijal, em Não-Me-Toque. 

Leia também: